segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Pensador

Lancámos o desafio às turmas de imaginarem o monólogo interior do "Pensador", de Auguste Rodin. Como podem ver, os resultados são muito bons! Há criatividade e sensibilidade a rodos!! Leiam e selecionem o texto de que gostaram mais.


Auguste Rodin - O Pensador


7.º A

Porquê a mim?! Todos os dias me pergunto isto umas mil vezes por dia. Porque é que te foste embora? A essa pergunta sei eu responder: porque tiveste de ir. O dinheiro é uma coisa cruel, tudo gira à volta dele. Há quem tenha pouco e há quem tenha muito, mas os que têm muito, têm cada vez mais e os que têm pouco, têm cada vez menos e para o terem têm de trabalhar. Tu foste-te embora pelo dinheiro? Sim, foste. Para poderes ganhar mais, tiveste de me deixar; para me poderes dar uma vida melhor, tiveste de me deixar; para não me faltar nada, tiveste de me deixar. Hoje eu penso nisso e fico triste, penso que fizeste tudo isso por mim e pelo meu irmão, claro; penso que realmente não te tenho perto de mim, mas sou o filho mais sortudo do mundo por te ter a ti como pai. Não estás presente, mas no meu pensamento tu estás e estarás sempre presente, sempre! Meu querido pai, adoro-te!
Leonor Santos, n.º 20


Porque é que a minha mulher me traiu?! Eu sou mesmo burro, estes anos todos a enganar-me! Como é que não me apercebi de nada? Por isso é que ela chegava sempre muito tarde a casa. Nunca mais vou falar com ela, mete-me nojo. Agora como é que vou viver? Eu ainda gosto dela, mas não a consigo perdoar! Não consigo parar de chorar, ela significava muito para mim. Não! Vou esquecê-la de uma vez por todas, vou refazer a minha vida sem mulheres!
Francisco Hao Yao, n.º 13


Será que crise irá aumentar? Será que o mundo acaba? Ai mãezinha! Deus queira que não! Se o mundo acaba, morremos todos. Se a crise aumenta, qualquer dia andamos todos a pedir esmola! Este mundo é injusto. Uns tão ricos, outros tão pobres. Se dessem mais valor aos trabalhadores e os jogadores de futebol não ganhassem tanto dinheiro, talvez não houvesse esta crise.
Ai minha mãe, minha mãe! As saudades que tenho de ti são grandes! Mas a tua doença foi pior do que pensávamos. A vida pregou-te uma bela partida, a ti e a todos.
Ai que só penso em desgraças, meu Deus! É a crise, é o mundo. Mas a crise só está como está, porque os políticos não cumprem as promessas. Já pensei tantas vezes em emigrar, mas nunca tive coragem para abandonar esta terra. No entanto, em breve irei abandonar Portugal e irei ser um emigrante.
Dizem que o mundo só acaba daqui a muitos anos, mas para mim só acaba quando eu morrer. Ai meu Deus! Tanta tristeza dentro de mim que qualquer dia morro de mágoa. Mas já chega de tristezas! Agora vou dormir e pensar num mundo bem melhor.

Lara Zurga, n.º 18


Porque me aconteceu isto agora que estava feliz? Já estava a pensar na festa do meu casamento e agora a minha namorada deixou-me sozinho, fugiu com outro homem sem me dizer nada! E agora o que faço à minha vida?! Não tenho ninguém com quem ficar, sem ela tenho de sair de casa, porque o meu ordenado não chega para pagar a renda da casa e os meus pais já faleceram, logo não me podem ajudar. Estou sem dinheiro, sem namorada e sem casa! O que faço agora?
Alexandre, n.º 1


7.º B

Estou tão triste! A minha mulher pediu o divórcio. Gostava tanto dela, do seu sorriso, dos seus cabelos encaracolados e brilhantes. Porque será que ela me deixou? Porque será? A minha mão está tão leve! Levou-me o anel de casamento a minha Augusta… Será que ela me deixou por não saber cozinhar? Não pode ter sido por isso, a nossa empregada faz-nos isso. Também não pode ter sido porque não lhe dei o canguru! Estou tão angustiado, vou telefonar e perguntar-lhe porque me deixou e dizer-lhe que o homem da piscina está sempre a perguntar por ela. Ai céus! Já sei porque é que ela me deixou! Ela tinha um caso com o homem da piscina! Ai o que lhe vou fazer!

Tiago Carlos, n.º 30


Porque tinha de morrer o meu pai? Isto é tão triste! A minha mãe está a chorar e os meus irmãos também. Estou muito triste porque disse ao meu pai que ele era o pior pai do mundo. Porque é que eu lhe disse isso?! Vou matar-me! Não tenho nada que fazer cá! Agora o mundo tem uma cor triste para mim. Agora sei que o meu pai era um bom homem. Lembro-me muito de ti, pai!

Julian, n.º 31


O meu cão morreu, por isso estou muito triste e preocupado, pois não sei qual terá sido a doença que o fez adoecer. Estou tão infeliz! Ele era o meu melhor amigo. Agora morreu e eu já não tenho ninguém. Já estou farto de pensar: porque é que ele morreu? Porquê?! Ele foi-se e eu não paro de chorar. Passam os dias e ele nunca mais voltará, por isso é melhor sair desta angústia profunda, seguir em frente e esquecer o meu cão, o meu melhor amigo.
Rodrigo Santana, n.º 29


Ai! Hoje sinto-me triste, rabugento e angustiado! Estou assim porque gostava de sair de França, gostava de viajar por todo o mundo e conhecer pessoas novas, mas não posso! Estou aqui parado e não me posso mexer, nem sequer posso coçar a cabeça e também não posso ir à casa de banho. Isto é uma injustiça! Estou sempre no mesmo país, na mesma cidade e no mesmo lugar! Gostava que, pelo menos uma vez na vida, me tirassem daqui e, em vez de pensarem no Rodin, pensassem em mim!

Inês Rodrigues, n.º 17


Esta política está cada vez pior! São os aumentos do IVA, há cada vez mais desempregados, fábricas a falir, salários em atraso e o pior é que o novo Primeiro Ministro está a endividar o país mais e mais. E depois têm de fazer aumentos para pagar aos outros países. Tenho de pensar em qualquer coisa para mudar o futuro, se não Portugal vai à bancarrota e vamos ter que nos mudar. Já sei! Podemos fazer uma greve geral ou então podemos votar outra vez!
Pedro Dias, n.º 28


Como é que isto é possível? Não estão tristes e aborrecidos como eu? Já tenho mais de cem anos e nunca ninguém me fez uma festa de anos, pois sou de pedra e nem tenho coração. Gostava de sair daqui para ir comprar roupa, pois estou aqui nu e descoberto. Queria ir ao barbeiro de vez em quando, pois já tenho milhares de cabelos brancos. Se ao menos o Rodin me tivesse dado uma corzinha, pois também gostava de ter uma mulher para…vocês sabem…e também um filho. Mas pronto, há alguns turistas que adoram fotografar-me, pois sou muito fotogénico, em bora só tenha uma pose que é a de todos os dias.

Catarina Macedo, n.º 8


O que hei de eu fazer?! A minha mulher está a trabalhar, os meus filhos estão na escola e eu aqui à rasca do pé! Devo ir ao hospital? Ainda fica longe e não aguento muito mais…posso tropeçar outra vez para a dor desaparecer…ou ainda pedir ajuda ao vizinho…mas ele é surdo e ia ser difícil entendermo-nos…de qualquer maneira não chegava lá a andar…Ainda para piorar, tenho o gato a fazer-me chichi nas plantas, tenho a louça para lavar e o caixote do gato por limpar e o telefone a tocar…e não me posso mexer!

João Ribeiro, n.º 20


Gostava tanto de me conseguir mexer, usar as mãos, sentir os objetos que me rodeiam, mas nem sequer consigo sair desta pedra onde estou sentado! Gostava tanto de me aventurar pelo mundo fora e descobrir tantas coisas, só que sou uma estátua! Se pelo menos fosse como os homens, mulheres e crianças, pois eles podem andar de um lado para o outro, ser livres e ter uma grande família. A minha vida é sempre muito repetitiva, estão sempre a olhar para mim e a usar aquelas máquinas que deitam uma luz e a que chamam máquinas fotográficas. Tocam em mim de hora a hora e depois põem-se a olhar pela segunda vez para mim. Gostaria de saber o que pensam os humanos sobre mim. Mas também eles não sabem no que estou a pensar! Só cada pessoa é que pode saber o que ela própria pensa, porque todos são diferentes. Não sei o que hei de fazer à minha vida, porque estátuas como eu não morrem, não têm sentimentos nem sentem dor. Não tenho amigos nem nada disso. Como eu gostava tanto de ser como o Homem!

Duarte Sousa, n.º 13


Ai a minha vida! Agora o que é que eu vou fazer? Estou no desemprego, com dois filhos para alimentar e o pouco dinheiro que tenho está no banco, que já está a ir à falência. Como é que vou descalçar esta bota? Por falar em botas, estou tão triste e preocupado com o próximo jogo de futebol do Benfica, não sei se vai ganhar ou perder.
Agora tenho de arranjar um emprego, mas tem de ser alguma coisa de jeito, não pode ser um emprego em que ganhe o salário mínimo. Para ajudar, a minha mulher anda a limpar casas. Ai ai! Não sei o que hei de fazer. Não posso pôr os miúdos a trabalhar, os malvados não sabem fazer nada, passam o dia todo a jogar futebol e no computador. Ai ai! Onde é que esta juventude vai parar? Agora tenho de arregaçar as mangas e ir à horta.
João Correia, n.º 19


O que me havia de estar a acontecer!...estou sem dinheiro, sem namorada, sem família, sem amigos, ou seja, sem ninguém! Gastei o meu dinheiro todo no Euromilhões, no Totoloto e nas raspadinhas. Saíram-me cinquenta euros, fiquei muito contente e pensei logo: vou gastar o dinheiro todo a continuar a apostar no Euromilhões e nos outros jogos de sorte. Assim que fiz dezoito anos, comecei logo a apostar, pensando sempre que me saía algum dia o Jackpot, mas na verdade enganei-me; quer dizer, até me saiu algo, só que não foi o Jackpot, mas sim cinco ou dez euros. O que é que faço agora sem dinheiro? Preciso de voltar a apostar nas raspadinhas para ver se me sai mais algum, para continuar a apostar! Mas agora com esta crise, vai ser cada vez mais difícil arranjar dinheiro para apostar, e também já não como há dias!

Mariana Sousa, n.º 26

7.º C

Este foi um dia mau de trabalho! Hoje ia tendo um acidente contra uma trotinete ia partindo o pé, servi mal um cliente e ele não comprou nada; mas o pior foi ter sido despedido e os meus filhos terem chumbado no pré-escolar. E quando cheguei a casa, o cão não tinha comida. Fui ao supermercado e quando cheguei só havia sacos de alimento de 40km, que custavam 20€. Cheguei à caixa e não tinha dinheiro para pagar, por isso não comprei nada e em casa não tinha nem o almoço na mesa. Tive de ir comer ovos fritos e salsichas. Mais tarde, quando ia ver televisão, não tinha luz, por isso não vi o “Tandy Gay”. Quando ia fazer festinhas ao cão, ele tinha morrido porque não tinha comido nada. Este, sim, foi um mau dia para mim! 

Rui, n.º 26


Mas o que se passa comigo?
Sinto-me tão sozinho!
Não sei se é dor, amor ou saudade.
Será que fiz alguma maldade?

Quem me pode ajudar?
Já me começo a preocupar.
Sinto em mim alguma fragilidade.
Acho que é saudade.

Sinto um peso em cima de mim.
Será que a vida é mesmo assim?
Se for assim, é muito difícil para mim.

Ana Sofia Vilhena, n.º 2


Eu estou exausto de estar a trabalhar dia e noite para tentar sustentar a minha família e pagar a renda da casa, a luz, o gás. Não consigo aguentar esta angústia e o medo de não ter dinheiro para sustentar a minha família! Porque é que isto me foi acontecer? Estou na outra ponta do país, nesta solidão, a trabalhar! Os meus filhos estão doentes: um está com gripe e o outro tem um cancro nos intestinos e está quase a morrer. Tenho pena de não estar lá a apoiá-lo e a ajudá-lo a suportar a dor que ele sente de estar a sofrer com aquela doença. A minha mulher está lá a ajudá-lo no hospital, mas não chega, eu tinha de lá estar! Porém, não posso estar em dois sítios ao mesmo tempo, tenho de ganhar dinheiro para mandar para lá para o ajudar. Pensamos que as tragédias só acontecem aos outros, mas também nos acontecem a nós!

Diogo Morgado, n.º 11


Não há razão para eu estar assim! Aquilo que aconteceu já é passado! Mas porquê? Mas porque é que a mulher do meu coração me abandonou?! Não tinha razão para isso! Eu dava-lhe tudo. Ela considerava-se uma mulher rica em amor. Eu não posso estar aqui a deixar-me abandonar na escuridão! Vou lutar por ela! O nosso amor é lindo. Vou ter com ela e vou falar-lhe. Não te vou perder. Amo-te mais do que uma pessoa possa imaginar, és mais linda do que uma paisagem com todas as flores do mundo! Para mim, és uma flor rara.

Miguel Pereira, n.º 23


Eu não sei o que te fiz para não me falares, não te percebo, não sei o que queres! Fiz tudo o que podia por ti. Tu não percebias nada do que sentia, não percebias o motivo de eu sorrir! Se fiz tudo o que fiz, foi porque gostava de ti. Sem a cor do teu sorriso sou uma escultura inacabada. Sem ti, tudo se tornou banal, nada tem cor…sem ti, sinto-me sozinho. Não ter a tua companhia é muito mau, parece que parte de mim desapareceu. Penso em ti a toda a hora, tu ignoras-me a toda a hora e eu não encontro o porquê de tu me estares a tratar assim! Eu adorava-te…É impossível apagar-te do meu pensamento. Queria que voltasses a fazer parte de mim!...
Elsa Pinto, n.º 12


Sinto-me muito triste e angustiado, sinto-me como se tivesse o mundo em cima das minhas costas. Mesmo que eu fale com alguém, ninguém me vai entender, iriam logo pensar que eu era maluco da cabeça. O que eu tenho para dizer é muito importante, mas não consigo dizê-lo, nem me consigo exprimir, sinto-me muito só. Eu não consigo falar, não me consigo rir e nem consigo chorar. Preciso que alguém me ajude a esquecer isto, preciso que alguém me dê muita força, porque preciso de voltar ao normal. Estou muito zangado comigo mesmo e preciso que alguém me ajude.

Pedro Fortuna, n.º 24


Tenho pena que o amor da minha vida se tenha ido embora! Fui tão parva em deixá-la ir! Eu é que fiz asneira e eu é que deveria ter ido embora! Tenho de arranjar maneira de a reconquistar! Tenho de pensar numa maneira de a reconquistar! Talvez lhe ofereça um ramo de flores e um jantar romântico à luz das velas. Se ela não aceitar, não posso fazer mais nada! Já fiz tudo! Esta é a única oportunidade que me resta, sem ela a minha vida acaba aqui! Não consigo viver sem ela, é tudo o que há em mim. Sinto-me como se tivesse o mundo todo às costas! Vou contratar um detetive para a procurar e assim poder dizer-lhe o quanto a amo. Sinto-me tão sozinho…
Jéssica , n.º 16


Eu estou para aqui sentado numa rocha, a pensar, sozinho como se tivesse o peso do mundo em cima. Estou a falar sozinho aqui nesta pedra, isolado, angustiado, a sentir dor por causa do amor…Ai! A minha vida está cada vez pior! Se não tivesse cometido o erro de ter deixado a minha mulher por causa da discussão, agora estaria acompanhado, feliz com ela. Se eu pudesse voltar atrás, não faria nada parecido nem igual. Sou um louco e um imbecil!
Carlos Xavier, n.º 6


Estou triste, mas porquê? Ninguém me vai entender. O que vão pensar se me virem assim? Vão logo pensar que se trata de uma rapariga, mas não, uma família é mais importante que uma rapariga. Quando morre uma pessoa importante na nossa vida, não a vemos mais…Pensamos que a culpa é nossa, só nossa, pois a mim aconteceu-me isso. A pessoa que era importante para mim morreu e eu não quis ir vê-la ao hospital. Agora sinto mágoa porque a culpa é minha, pois não lhe fui dar muita força ao hospital. Pois é verdade, sinto uma mágoa, um sofrimento dentro de mim, porque ele precisava da minha força para viver e eu e ele, dois dias antes de ele morrer, chateámo-nos e estávamos os dois sem nos falarmos. Um conselho: não deixem o vosso pensamento ir mais longe que o coração, porque quem está certo é o coração, não é o pensamento.

Adriana Melo, n.º 1

3 comentários:

Anónimo disse...

voto no do tiago carlos

Elsa Neves disse...

Anónimo, identifica-te, por favor... para que possamos contabilizar o teu voto.

Obrigada!

:)

ana 7ºc disse...

voto na jessica oliveira